O diabetes é uma doença crônica e sua prevalência está aumentando rapidamente. Recentemente, o uso de produtos naturais em doenças crônicas como diabetes tem ganhado mais atenção. Chlorella, uma alga verde unicelular, é uma delas. Houve alguns estudos sobre os efeitos da suplementação de chlorella em doenças crônicas, como DHGNA, pré-diabetes e camundongos diabéticos, mas nenhum deles examinou os efeitos da chlorella em pacientes com DM2. O presente estudo foi desenhado para avaliar os efeitos da suplementação de chlorella no controle glicêmico, perfil lipídico e índices antropométricos em pacientes diabéticos tipo 2.
Métodos: Este estudo é um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado. 84 pacientes com DM2 divididos em dois grupos, recebendo 1.500 mg/dia de C. vulgaris ou placebo por 8 semanas. Informações antropométricas, pressão arterial, recordatório alimentar de 24 horas e amostras de sangue foram coletadas no início e no final do estudo para determinar as alterações de FBS, HbA1c, concentração de insulina, resistência à insulina e perfil lipídico.
Resultados: Nenhuma das variáveis investigadas neste estudo apresentou alteração significativa após 8 semanas de intervenção com C. vulgaris. O presente estudo apresentou alteração significativa após 8 semanas de intervenção com C. vulgaris.