A dose diária recomendada de luteína é de 6mg que corresponde a 3,2 gramas de Chlorella.
É um antioxidante e carotenóide responsável pela saúde dos nossos olhos. Essencial para visão boa, a luteína é o pigmento predominante na área macular da retina ( é um ponto ovalado de cor amarela junto ao centro da retina do olho humano, onde funciona como um antioxidante poderoso e como agente de bloqueio contra a luz ultravioleta. De certo modo, a luteína parece agir como um visor natural ou protetor solar para o olho. O macula tem uma concentração alta de pigmentos amarelos, inclusive a luteína de carotenoids e zeaxanthin. Estes pigmentos absorvem filtram a luz azul desempenhando uma importante função para a saúde de olho.
Estudos demosntram uma relação entre fumantes e a concentração de pigmentos protetores dos olhos: quanto mais se fuma, menor será a densidade de pigmentação destes caratenóides e, consequentemente, menor será esta proteção natural.
A Luteína é então muito importante para a saúde dos olhos, mas infelizmente, estudos nutricionais demosntram que a média de consumo é menor que 1.7 mg de luteína por dia. Uma vez que nosso organismo não produz luteína, a acumulação no olho só dependente do que nos alimentamos. A deficiência de luteína na região macular implica como um fator de risco para Degeneração Macular de Idade-relacionada (AMD), uma doença que, infelizmente, está aumentando de acordo com as pesquisas. Por essa razão, a luteína pode ser uma das descobertas mais importantes na prevenção e tratamento de AMD. fonte: Lutein is Naturally “Seen” in Chlorella