Chlorella combatendo a Gripe

Os efeitos da Chlorella no fortalecimento da resistência a gripes na tripulação da frota de defesa da marinha

(O uso da Chlorella na medicina e na alimentação - Tawain Chlorella Manufac. Co.)

Numerosos estudos provaram que a Chlorella contém uma grande quantidade de nutrientes tais como proteínas, vitaminas, C.G.F. e que tem efeitos significativos tanto na medicina clínica quanto na melhoria da saúde. Durante um período de 95 dias de viagem, a tripulação da frota da marinha japonesa tomou tabletes de Chlorella e foram registradas mudanças de peso e diminuição de infecções gripais. Os resultados mostraram que tomar Chlorella teve os seguintes efeitos:

a. O peso corporal da tripulação adulta da casa de máquinas aumentou.
b. Os efeitos apareceram após um mês.           
c. Houve fortalecimento da resistência ao vírus da gripe.

O relatório seguinte foi resumido a partir de um trabalho publicado no Encontro Médico Japonês, Nagoya, 1966. Na viagem de Tóquio via Okinawa, Filipinas, Guam, Sidnei até a Nova Zelândia, a frota teve que velejar pelo Equador e a tripulação trabalhar sob sol forte. Além disso, não havia suprimento de verduras frescas. Sob tais condições ruins, os tabletes de Chlorella tornaram se a comida mais saudável para a tripulação. Quatro navios da frota de defesa foram divididos em dois grupos. No grupo de teste, 458 marinheiros de 2 navios tomaram 2 gramas de tabletes de Chlorella diariamente. No grupo de controle, 513 marinheiros dos outros 2 navios não tomaram Chlorella. Todas estas pessoas eram adultas entre os 19 e 30 anos. O peso de cada um deles foi monitorado 6 vezes durante o período de teste de 95 dias. Ao final deste período, a média do peso do grupo de controle diminuiu 5 kg e a do grupo de teste diminuiu apenas 0,7 Kg. As taxas de mudança de peso foram 99 para o grupo de teste e 98 para o grupo de controle (supunha-se que a média de peso dos marinheiros no início da viagem fosse 100). Em comparação aos que trabalhavam na casa de máquinas e não tomavam tanto sol, a média de peso do grupo de controle diminuiu 1,3 kg, e o grupo de teste aumentou 1,7Kg. As taxas foram 98 e 103 para o grupo de controle e o de teste respectivamente. O resultado está expresso no gráfico abaixo. Ao mesmo tempo, as infecções gripais no grupo de teste e do controle foram registradas. Os dados foram realizados 6 vezes durante o período de teste (similar ao teste de peso). O resultado foi o segue abaixo.

Local

Pessoas Infectadas

Grupo de Teste

Tóquio

72

47

Oakland

74

77

Sidnei

104

42

Sova

151

132

Manila

49

82

Yokosuga

453

191


A soma foi de 903 no grupo de controle e 571 no grupo de teste. A infecção foi de 100 e 63 para o grupo de controle e de teste respectivamente. Baseado nos resultados acima, pode-se considerar que os tabletes de Chlorella tem o efeito de fortalecer a resistência à infecção gripal.